quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Considerações finais sobre o curso da TICs


      O curso chegou ao fim e já estou com saudade! Foram momentos super agradáveis de aprendizado. Conheci muitos profissionais competentes, ocorrendo uma troca de aprendizado de diversos tipos. Não medi esforços para comparecer todas às aulas e realizar as atividades propostas.Tive que vencer o cansaço, o estresse do dia-dia. Valeu apena o esforço.
      No começo senti-me insegura, meio assustada com tantas tarefas propostas, pois o meu tempo era escasso. Achei que não iria dar conta do recado. Mas nunca desisto de nada , afinal eu sou brasileira, mas graças a Deus segui em frente e foi muito bom ter tomado essa decisão!
     Agradeço a professora Rosana e Silvana são  pessoas maravilhosas, dedicadas, pacientes além de serem profissionais super competentes, sempre ajudando a todos a superarem as dificuldades que surgiam durante o curso.
     Obrigada pela atenção e carinho.Bjs.

Plano de Aula - Os Biomas Brasileiros

 
   
Estrutura Curricular

*Modalidade: Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano

* Componente Curricular : Ciências Humanas

*Tema: Biomas Brasileiros

*Dados da Aula: O objetivo da aula é identificar as características dos biomas brasileiros e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade.Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

* Duração das atividades : 4 aulas .

*Recursos da aula: computadores (laboratório de Informática), datashow, mapas.


1º Momento da aula:

         Faça uma pequena discussão sobre o assunto. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre Biomas. É uma forma de saber os conhecimentos que eles possuem sobre o assunto. Peça que descrevam os aspectos naturais (tipos de vegetações, características do solo, fauna associada, aspectos climáticos, relevo e hidrografia) do local em que vivem e digam como se inserem no quadro nacional.
         O passo seguinte é entender os conceitos de biomas e aprender quais os ecossistemas presentes no território brasileiro. A partir daí, a turma poderá relacionar as informações de sala de aula  e entender como o local em que vivem se insere na Geografia Nacional. Para saber mais, assista o vídeo abaixo sobre “Biomas Brasileiros”.

       
   Em seguida apresentar o slide abaixo ( slide nº 7 até o nº 30) e explicar as características e a localização de cada bioma.



Peça os alunos observarem o mapa e o quadro abaixo.
     

             Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: IBGE - Ministério do Meio Ambiente, 2004




Biomas continentais brasileiros
Área aproximada (km2)
Área /total Brasil
Bioma Amazônia
4.196.943
49,29%
Bioma Cerrado
2.036.448
23,92%
Bioma Mata Atlântica
1.110.182
13,04%
Bioma Caatinga
844.453
9,92%
Bioma Pampa
176.496
2,07%
Bioma Pantanal
150.355
1,76%
Área total do Brasil
8.514.877



          Com base neles, peça que os alunos levantem as principais características dos biomas brasileiros. Solicite que anotem as observações feitas e comente com eles os resultados encontrados.

        A turma deve perceber que o Brasil é dividido em seis grandes unidades continentais, sendo a Amazônia a mais extensa, recobrindo quase 50% do território nacional e parte de países vizinhos como Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Do ponto de vista da cobertura vegetal, explique que são florestas amazônicas, assim no plural, pois temos as matas de terra firme, várzea e igapó.

       Comente com a turma que outro bioma florestal, a Mata Atlântica, está associada à umidade e aos ventos alísios vindos do oceano. Sua distribuição azonal e suas altitudes variadas lhe conferem elevada diversidade de plantas e animais. O bioma apresenta florestas costeiras e interiores - ou de altitude - associadas a outros ecossistemas, como matas de restinga, estuários, campos de atitude, manguezais, mata dos pinhais e ilhas de cerrado.

       Somam-se a essas duas grandes áreas florestais, as coberturas vegetais abertas - como os cerrados, segundo maior bioma do país, a caatinga e os pampas - e o conjunto complexo do Pantanal, uma grande planície de inundação recoberta em sua maior parte por vegetação aberta.
    
2º Momento da aula:

      Discuta com a turma  as ameaças que os biomas sofrem com a expansão econômica , ´ algumas formas de uso e ocupação do território e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção. Peça que examinem o mapa a seguir e comentem as principais informações encontradas:

Brasil - Domínios naturais: limites e ameaças

  
         Com base no mapa, discuta com a classe os principais desafios de conciliar preservação com o desenvolvimento econômico-social. Peça que a classe observe algumas consequências da ação humana na natureza: desabamentos em morros sem cobertura de matas em áreas urbanas da faixa litorânea, avanço da desertificação no sertão nordestino e o arco do desmatamento na Amazônia oriental, área de expansão de fronteiras econômicas.

      Explique a eles que esses problemas não surgiram recentemente, mas são o resultado de anos. Dê o exemplo das matas Atlânticas, porta de entrada para a ocupação histórica do território, hoje reduzidas a 7% de sua cobertura original, com remanescentes que precisam ser preservados em sua biodiversidade. Diga a eles que essas matas abrigam nascentes de cursos d
’água e uma
incrível variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Elas apresentam a mais rica composição de mamíferos da América do Sul, com macacos-prego, o muriqui, a onça-parda, a jagauatirica, quatis, gambás e outros, vários deles sob ameaça.

      Converse com a turma também sobre o progressivo avanço da agricultura moderna sobre os cerrados e os riscos da contaminação de cursos d
água no Pantanal.


3º Momento da aula:

    Para finalizar a atividade, peça que os alunos se reúnam em grupos e proponha que elaborem um painel sobre o tema: "Biomas brasileiros: um mapeamento". Explique à turma que eles devem representar em seus trabalhos as características dos biomas existentes no país, destacar os problemas enfrentados atualmente - podem ser feitas reproduções dos mapas analisados, acompanhadas de fotografias e ilustrações . Acompanhe o trabalho dos grupos e esclareça possíveis dúvidas.



  Avaliação

          Leve em conta a participação de cada aluno nas tarefas individuais e coletivas e sua contribuição para o enriquecimento das discussões. Avalie a produção de textos - relatórios, sínteses, legenda para o painel - e a organização de textos e imagens no painel, considerando as características dos gêneros e a clareza e organização textual. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Se possível, reserve tempo para que a turma avalie a experiência.




quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As Tecnologias Educacionais



         As novas tecnologias são ferramentas que auxiliam muito no aprendizado dos alunos, pois motivam qualquer assunto, tornando-o mais interessante e acessível, porém, os professores devem conhecer bem cada uma delas para se sentir seguros na hora de apresentá-las aos alunos e inserí-las em suas aulas.
         O perfil do alunado mudou e, em conseqüência disso, a comunidade docente também requer um novo perfil.  Porque, já não estudamos como estudávamos. Mudamos, e o desafio agora para a comunidade docente é aprender, se capacitar para utilizar  a mudança a seu favor. As tecnologias educacionais podem ser caracterizadas por:
        Hipermídia Stop motion - É uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
       Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion.
       Hipermídia Podcast -- É o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.
        O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita. Por fim, o podcast pode ser considerado um programa de rádio ou televisão amador que passa a ser transmitido pela Internet.
         Hipermídia Broffice Draw -   O BrOffice é um editor de texto muito completo, e tem ainda a vantagem, em relação ao word tradicional, que é o BrOffice Draw, onde é possível editorar páginas e produzir gráficos. Muito eficiente e com dicionários em português. Podemos utilizar este recurso nas escolas em todas as disciplinas em  diversas atividades ( como  produções de textos, redações, publicações de jornais nas escolas pelos próprios alunos, etc).
            



Produtos e Objetos do Portal do Professor




    Navegando pelo portal do professor em vídeos e outras mídias, descobri dicas maravilhosas para trabalhar em sala de aula e fora dela, fiquei surpresa com a quantidade e qualidade dos materiais  ali encontrados. Escolhi alguns assuntos para compartilhar com vocês:
      Ciranda da PEC através da música professor e alunos trabalham os assuntos atuais da política no País.
    Sambinha da MP ; exploração de assuntos de difícil discussão de modo agradável e descontraído.
   Vídeo
    Diversidades regionais [Esporte na escola] ; este vídeo explora a diferenças entre as regiões do Brasil, tipos de jogos e brincadeiras e sua importância na inclusão e entrosamento as crianças.

   Geração Interativa”, que trata da realidade dos nossos alunos, uma geração super equipada, multitarifeira, que já nasceu e lida com naturalidade com as novas tecnologias http://www.educared.org.br/

            
      De onde vem o dia e a noite? Esse vídeo, além de fácil compreensão é recomendado para o ensino fundamental anos iniciais e finais. Gostei muito desse filme, pois, ele prende a atenção da criança e propicia uma aprendizagem significativa e divertida. Explica como se forma o dia e a noite a partir dos movimentos terrestres através dos movimentos de rotação e translação.

        “Muda Escola – Professor! Muda essa aula!” Um programa de rádio com entrevistas com professores relatando suas experiências, dicas, músicas, sugestões para os professores, de um maneira bastante informal e descontraída ,vale à pena acessar www.escolabrasil.org.br

Momento Brasil – Manaus (Linux Educacional)
Este DVD fala da Capital Manaus, mostrando os pontos turísticos, que para os amazonenses há dois cartões de visitas que são: a selva amazônica (turismo ecológico) e o teatro amazonas (turismo cultural). Nessa série de DVDs há também uma série de 30 DVDs falando de diferentes cidades e seus pontos turísticos.

home/ConteudoMEC/dvdescola/dvd07/Momento_Brasil/06_Manaus.WMV

Áudio
A casa feia
Esse áudio conta uma história simples onde todos davam palpites na casa do gato e ele aceitava a opinião de todos até que a casa ficou do agrado de todos. Ao contarmos uma história podemos despertar na criança o interesse em ouvir e conseqüentemente encorajar a criança a usar sua imaginação e criatividade para produzir sua própria história.


    

Objetos da Aprendizagem

 

   Os objetos da aprendizagem são todos os instrumentos ( inclusive a informática) que podemos utilizar para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos,  auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial. Tais conteúdos visam estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes.
  Os materiais didáticos, são todos os recursos que dêem suporte às interações pedagógicas dentro do conteúdo educacional, são ferramentas para que os alunos possam aprender melhor a mensagem transmitida. Deve haver uma atenção especial na elaboração do material. Por exemplo, é preciso avaliar qual mídia é mais adequada para o público que se pretende atingir. Não adianta querer misturar todas apenas para mostrar que possui muita tecnologia.
    O Objeto de Aprendizagem pode ser:
- receptivo (vídeos);
- diretivo (exercícios práticos);
- descoberta guiada (animação, jogos);
- exploratório (simulações).
    A reutilização de conteúdos pode ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara. As vantagens dos objetos da aprendizagem  são "testar diferentes caminhos de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, despertar a curiosidade e resolver problemas".

Entrevista com Lucas Ciavatta


     Ao assistir a entrevista do professor Lucas Ciavatta, verifica-se  que é necessário que o profissional tenha apenas entusiasmo, dedicação e audácia. Afinal ferramentas têm, só é preciso aprender de que forma usá-la a nosso favor.    O trabalho do professor Lucas inspira idéias para trabalharmos em sala de aula, pois ele idealizou seu projeto pelas dificuldades encontradas ao trabalhar em sua área que é educação musical. Ele utilizou as coisas mais simples que foram as palmas e as vozes.
    O projeto  “Bloco do Passo” enfatiza a idéia de como devemos trabalhar em grupo; um trabalho que exige o esforço individual de cada membro do grupo e que o resultado depende da sintonia entre todos os participantes da equipe. É um trabalho bastante interessante porque não exige recursos materiais; os recursos são os próprios participantes que, com suas habilidades fazem diferentes movimentos, sintonizando ritmo e som , para que o resultado de seus trabalhos seja o melhor possÍvel. Acredito que podemos e até devemos fazer coisa semelhante ao trabalho do profº Lucas, propondo atividades diversas a diferentes alunos para que eles interajam através do computador conectado à internet compartilhando experiências e aprendendo de forma significativa