sábado, 3 de dezembro de 2011

Projeto Amora




 O Projeto Amora foi criado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
 O Projeto  Amora desenvolve atividades,onde ha uma integração entre o professor e os alunos.
 A intenção é construir conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem, integrando as disciplinas com o uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Atualmente os alunos envolvidos são os do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental .São utilizadas atividades integradas e oficinas, buscando sempre  a criatividade e participação dos alunos de forma  prazerosa. Participam professores das seguintes disciplinas : Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes Visuais, Música, Teatro, História, Geografia, Educação Física, Inglês, Espanhol e Psicologia. Cada professor direciona o trabalho segundo sua ótica pessoal e sua experiência pedagógica e bagagem teórica. Um dos instrumentos de aprendizagem utilizados no segmento é a iniciação científica. Trata-se de espaço na carga horária em que cada professor orienta um grupo de pequenos investigadores. Os assuntos e problemas de pesquisa são escolhidos pelos alunos, de acordo com seus interesses, e o objetivo do trabalho é o desenvolvimento cognitivo, através de habilidades e competências como observação e reconstituição de dados, antecipação, comparação/contraposição, explicação e justificativa.
As opiniões divergentes enriquecem o trabalho e permitem um avanço nas questões teórico-práticas.



O modelo metodológico é constantemente reavaliado. A dinâmica se dá em ciclos de trabalho.

O Projeto Amora é um bom exemplo de construção conjunta de conhecimento. Pois o trabalho é realizado de forma integrada, onde cada um pode dar a sua contribuição.Da mesma forma que os problemas servem para que o trabalho cresça, pois eles tem a chance de refazer.Não existe o conhecimento pronto, os temas são abordados conforme a necessidade e o interesse comum.E o trabalho integrado dos alunos, faz com que se sintam mais importantes e assim estimulados com a escola, que a partir de agora fala a mesma língua que eles.É uma forma de centralização do poder de decisão da escola onde mais interessa, que é na escola. Acesse no link abaixo o projeto Amora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário