O projeto desenvolvido pela Escola Municipal Mariano Beck de Porto Alegre nas turmas de Ciclo BP6 (14 alunos) e BP5 (10 alunos), orientadas pela professora Realda Rejane Gil no ano de 1998 apresentou:
Tema: Fazendo Amizade com o computador
Conteúdos curriculares envolvidos:
· Ciências com estudo a respeito do acúmulo de lixo e seus males para nossa saúde e a necessidade de manter a limpeza dos lugares onde vivemos e a preservação do meio ambiente a fim de que o equilíbrio natural continue existindo.
· Artes com a elaboração de desenhos representativos sobre o lixo.
· Exploração livre para o conhecimento do computador.
· Jogos matemáticos para dominarem o uso do mouse.
· desenhos, utilizando o paint, refletindo conteúdos trabalhados em ciências, com possibilidade de futura exposição.
· elaboração, pelos alunos, de problemas matemáticos a serem digitados no Word e resolvidos pelos colegas.
· correção de cálculos nas planilhas do Excel, visando a autonomia do seu processo de construção de conhecimento com desenvolvimento da auto-estima.
· pesquisa na Internet, interagindo em um conteúdo além dos livros, das trocas de informações com outros estudantes e tudo mais que a informática pode oferecer.
Número de alunos: 24
Número de professores: 1
Tecnologias e mídias utilizadas: o computador
Duração: nada consta
.
Atitudes dos alunos: participaram de cada etapa de execução elaborando trabalhos na forma de desenhos e produções de texto a respeito do lixo, da reciclagem e tratamento do lixo, de como manter a limpeza de nosso ambiente da escola, da casa onde moramos, das cidades, dos rios, das matas e das florestas e todos os outros lugares que, com a ação do homem, e o acúmulo do lixo, tornam o espaço em que vivemos um lugar inadequado para viver.
Os endereços correspondentes ao projeto pesquisado foram:
Atitudes dos alunos: participaram de cada etapa de execução elaborando trabalhos na forma de desenhos e produções de texto a respeito do lixo, da reciclagem e tratamento do lixo, de como manter a limpeza de nosso ambiente da escola, da casa onde moramos, das cidades, dos rios, das matas e das florestas e todos os outros lugares que, com a ação do homem, e o acúmulo do lixo, tornam o espaço em que vivemos um lugar inadequado para viver.
Os endereços correspondentes ao projeto pesquisado foram:
http://educadi.psico.ufrgs.br/mariano/realdapro.htm
http://educadi.psico.ufrgs.br/mariano/trabalhos.htm
http://educadi.psico.ufrgs.br/mariano/bpcinco.htm
http://educadi.psico.ufrgs.br/mariano/bp6.htm
A partir dos aspectos fundamentais de um projeto apontados pela autora Maria Elizabette B B Prado, segue a seguinte análise:
1) Quanto ao desenvolvimento dos alunos:
· Houve integração do tema lixo com os conteúdos e áreas do conhecimento e com uso de recursos tecnológicos como o computador utilizando o Paint para criação de desenhos, o Word para produção de textos e o Excel para verificação de cálculos.
· Divulgação dos trabalhos e produções dos alunos, individuais e em grupo, através da internet.
· Desenvolvimento de trabalhos com autoria dos alunos.
2) Quanto às dinâmicas sociais do contexto
· Foram realizadas dinâmicas de sensibilização acerca da necessidade da preservação do meio ambiente.
3) Quanto à mediação pedagógica
· Houve acompanhamento do processo de aprendizagem sem preocupação com a formalidade na produção dos textos.
Este projeto é um belo trabalho envolvendo tecnologia na aprendizagem. O interesse dos alunos foram instantâneos. A experiência comprovou que o uso da tecnologia na educação é fundamental num mundo globalizado, pois só há ganhos. Agora as tecnologias são novas ferramentas a serem exploradas, tornando as aulas mas atraentes criando novos estímulos para os alunos.
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