sábado, 3 de dezembro de 2011

Texto “Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I, de Jaime Balbino







        As tecnologias são instrumentos muito importantes para  a educação,  podemos despertar o interesse, a curiosidade e o prazer para desenvolver a criatividade do aluno. Um desses instrumentos  é a Wikipédia, considerada um livro digital que contém praticamente todas as informações que se possa buscar no mundo atual. Ela traz grandes contribuições na busca do conhecimento e isto não desvaloriza o livro é apenas uma forma diferenciada ao acesso do conhecimento. 
          A Wikipédia  é uma  ferramenta contemporânea muito importante e revolucionária , um fenômeno social raro que não deve ser ignorado por aqueles que pensam seriamente na educação.
      A Wikipedia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.
       Para compreender a Wikipédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite - da qual podemos ou não nos sentir parte. Não estamos aqui falando, valorizando ou distinguindo uma cultura popular e uma cultura do status quo, pois não existe esta dicotomia no "mundo wiki". O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo e que, por meio da linguagem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro (quer seja ou não da mesma classe social). Qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo. O próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta sua competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário