quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As Tecnologias Educacionais



         As novas tecnologias são ferramentas que auxiliam muito no aprendizado dos alunos, pois motivam qualquer assunto, tornando-o mais interessante e acessível, porém, os professores devem conhecer bem cada uma delas para se sentir seguros na hora de apresentá-las aos alunos e inserí-las em suas aulas.
         O perfil do alunado mudou e, em conseqüência disso, a comunidade docente também requer um novo perfil.  Porque, já não estudamos como estudávamos. Mudamos, e o desafio agora para a comunidade docente é aprender, se capacitar para utilizar  a mudança a seu favor. As tecnologias educacionais podem ser caracterizadas por:
        Hipermídia Stop motion - É uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
       Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion.
       Hipermídia Podcast -- É o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.
        O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita. Por fim, o podcast pode ser considerado um programa de rádio ou televisão amador que passa a ser transmitido pela Internet.
         Hipermídia Broffice Draw -   O BrOffice é um editor de texto muito completo, e tem ainda a vantagem, em relação ao word tradicional, que é o BrOffice Draw, onde é possível editorar páginas e produzir gráficos. Muito eficiente e com dicionários em português. Podemos utilizar este recurso nas escolas em todas as disciplinas em  diversas atividades ( como  produções de textos, redações, publicações de jornais nas escolas pelos próprios alunos, etc).
            



Nenhum comentário:

Postar um comentário