quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Plano de Aula - Os Biomas Brasileiros

 
   
Estrutura Curricular

*Modalidade: Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano

* Componente Curricular : Ciências Humanas

*Tema: Biomas Brasileiros

*Dados da Aula: O objetivo da aula é identificar as características dos biomas brasileiros e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade.Ler e interpretar informações em diferentes representações cartográficas.

* Duração das atividades : 4 aulas .

*Recursos da aula: computadores (laboratório de Informática), datashow, mapas.


1º Momento da aula:

         Faça uma pequena discussão sobre o assunto. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre Biomas. É uma forma de saber os conhecimentos que eles possuem sobre o assunto. Peça que descrevam os aspectos naturais (tipos de vegetações, características do solo, fauna associada, aspectos climáticos, relevo e hidrografia) do local em que vivem e digam como se inserem no quadro nacional.
         O passo seguinte é entender os conceitos de biomas e aprender quais os ecossistemas presentes no território brasileiro. A partir daí, a turma poderá relacionar as informações de sala de aula  e entender como o local em que vivem se insere na Geografia Nacional. Para saber mais, assista o vídeo abaixo sobre “Biomas Brasileiros”.

       
   Em seguida apresentar o slide abaixo ( slide nº 7 até o nº 30) e explicar as características e a localização de cada bioma.



Peça os alunos observarem o mapa e o quadro abaixo.
     

             Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: IBGE - Ministério do Meio Ambiente, 2004




Biomas continentais brasileiros
Área aproximada (km2)
Área /total Brasil
Bioma Amazônia
4.196.943
49,29%
Bioma Cerrado
2.036.448
23,92%
Bioma Mata Atlântica
1.110.182
13,04%
Bioma Caatinga
844.453
9,92%
Bioma Pampa
176.496
2,07%
Bioma Pantanal
150.355
1,76%
Área total do Brasil
8.514.877



          Com base neles, peça que os alunos levantem as principais características dos biomas brasileiros. Solicite que anotem as observações feitas e comente com eles os resultados encontrados.

        A turma deve perceber que o Brasil é dividido em seis grandes unidades continentais, sendo a Amazônia a mais extensa, recobrindo quase 50% do território nacional e parte de países vizinhos como Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela. Do ponto de vista da cobertura vegetal, explique que são florestas amazônicas, assim no plural, pois temos as matas de terra firme, várzea e igapó.

       Comente com a turma que outro bioma florestal, a Mata Atlântica, está associada à umidade e aos ventos alísios vindos do oceano. Sua distribuição azonal e suas altitudes variadas lhe conferem elevada diversidade de plantas e animais. O bioma apresenta florestas costeiras e interiores - ou de altitude - associadas a outros ecossistemas, como matas de restinga, estuários, campos de atitude, manguezais, mata dos pinhais e ilhas de cerrado.

       Somam-se a essas duas grandes áreas florestais, as coberturas vegetais abertas - como os cerrados, segundo maior bioma do país, a caatinga e os pampas - e o conjunto complexo do Pantanal, uma grande planície de inundação recoberta em sua maior parte por vegetação aberta.
    
2º Momento da aula:

      Discuta com a turma  as ameaças que os biomas sofrem com a expansão econômica , ´ algumas formas de uso e ocupação do território e a necessidade de medidas e políticas públicas de proteção. Peça que examinem o mapa a seguir e comentem as principais informações encontradas:

Brasil - Domínios naturais: limites e ameaças

  
         Com base no mapa, discuta com a classe os principais desafios de conciliar preservação com o desenvolvimento econômico-social. Peça que a classe observe algumas consequências da ação humana na natureza: desabamentos em morros sem cobertura de matas em áreas urbanas da faixa litorânea, avanço da desertificação no sertão nordestino e o arco do desmatamento na Amazônia oriental, área de expansão de fronteiras econômicas.

      Explique a eles que esses problemas não surgiram recentemente, mas são o resultado de anos. Dê o exemplo das matas Atlânticas, porta de entrada para a ocupação histórica do território, hoje reduzidas a 7% de sua cobertura original, com remanescentes que precisam ser preservados em sua biodiversidade. Diga a eles que essas matas abrigam nascentes de cursos d
’água e uma
incrível variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Elas apresentam a mais rica composição de mamíferos da América do Sul, com macacos-prego, o muriqui, a onça-parda, a jagauatirica, quatis, gambás e outros, vários deles sob ameaça.

      Converse com a turma também sobre o progressivo avanço da agricultura moderna sobre os cerrados e os riscos da contaminação de cursos d
água no Pantanal.


3º Momento da aula:

    Para finalizar a atividade, peça que os alunos se reúnam em grupos e proponha que elaborem um painel sobre o tema: "Biomas brasileiros: um mapeamento". Explique à turma que eles devem representar em seus trabalhos as características dos biomas existentes no país, destacar os problemas enfrentados atualmente - podem ser feitas reproduções dos mapas analisados, acompanhadas de fotografias e ilustrações . Acompanhe o trabalho dos grupos e esclareça possíveis dúvidas.



  Avaliação

          Leve em conta a participação de cada aluno nas tarefas individuais e coletivas e sua contribuição para o enriquecimento das discussões. Avalie a produção de textos - relatórios, sínteses, legenda para o painel - e a organização de textos e imagens no painel, considerando as características dos gêneros e a clareza e organização textual. Observe também o domínio de conceitos apresentados em sala. Se possível, reserve tempo para que a turma avalie a experiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário