quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Objetos da Aprendizagem

 

   Os objetos da aprendizagem são todos os instrumentos ( inclusive a informática) que podemos utilizar para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos,  auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial. Tais conteúdos visam estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes.
  Os materiais didáticos, são todos os recursos que dêem suporte às interações pedagógicas dentro do conteúdo educacional, são ferramentas para que os alunos possam aprender melhor a mensagem transmitida. Deve haver uma atenção especial na elaboração do material. Por exemplo, é preciso avaliar qual mídia é mais adequada para o público que se pretende atingir. Não adianta querer misturar todas apenas para mostrar que possui muita tecnologia.
    O Objeto de Aprendizagem pode ser:
- receptivo (vídeos);
- diretivo (exercícios práticos);
- descoberta guiada (animação, jogos);
- exploratório (simulações).
    A reutilização de conteúdos pode ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara. As vantagens dos objetos da aprendizagem  são "testar diferentes caminhos de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, despertar a curiosidade e resolver problemas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário